32ª Semana Gandhi _________________ UMA FORÇA MAIS PODEROSA

2 de outubro, quarta-feira, 19h - Centro Cultural da Índia
Alameda Sarutaiá, 380 – Jardim Paulista – São Paulo – SP 
[próximo à Avenida Brigadeiro Luiz Antonio e Alameda Campinas] 
ENTRADA FRANCA – NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO

Video-diálogo que ilustra a eficácia da ação de Gandhi ao promover transformações sociais que ganharam notoriedade no cenário internacional.

Com o Dr. Luiz Góes e o Mediador João Moris – Educadores da Palas Athena para Projetos Socioeducativos fundados no legado de Gandhi – e colaboração da Educadora Social Rosangela C. Ares

Neste Encontro exibiremos imagens de filmes raros que evidenciam a influência do Mahatma nos grandes líderes da Não Violência, que no curso do século XX lutaram pelos direitos civis e liberdades individuais, transformando conflitos em oportunidades para conquistar a plena cidadania após derrotarem a opressão e a exclusão.

Esta apresentação dialogada oferecerá o panorama de ação, reflexão e visão de mundo de três grandes transformadores: Gandhi, Luther King e Mandela. Qual o alcance de seus feitos? Qual seria a pauta de suas agendas?

João Roberto Moris é jornalista, tradutor, mediador de conflitos, membro da Associação Palas Athena e capacitado em seus programas de Filosofia e Ética. Atua como facilitador do Projeto Gandhi para jovens cumprindo medida socioeducativa na Fundação Casa. É membro do Grupo Escola Restaurativa, que promove a disseminação de práticas restaurativas entre professores da rede pública de ensino.

Luiz Henrique Froner Souza Góes, capacitado em Filosofia e Ética pela Palas Athena e membro de seu Conselho Deliberativo, é criador e facilitador dos vídeo-diálogos sobre a pedagogia pró-ativa não violenta de Gandhi e Martin Luther King. Desde 2007, mensalmente, atua como voluntário levando este projeto de cidadania, ética e valores universais da Palas Athena aos jovens das unidades da Fundação CASA na Grande São Paulo. Exerce a odontologia como profissão, a fotografia e a literatura como atividades criativas.

Realização: Palas Athena
Apoio institucional: Consulado Geral da Índia e Centro Cultural da Índia

Mulher e anjo

Carlos Brickmanm

Fonte: Observatório da Imprensa


Muitos ouviram falar de Oskar Schindler, o industrial alemão que salvou da morte muitos dos perseguidos pelo nazismo, e que foi celebrizado num belíssimo filme de Steven Spielberg, A lista de Schindler. Poucos conhecem a história de uma heroína que obteve resultados ainda maiores que os de Schindler: Irena Sendler. O livro A história de Irena Sendler – a mãe das crianças do Holocausto, da escritora polonesa Anna Mieszkowksa, que acaba de chegar às livrarias, conta a magnífica história dessa mulher notável.

Irena era assistente social em Varsóvia quando a capital polonesa foi ocupada pelos nazistas, em 1939. Os judeus foram levados para um gueto e lá deixados, para morrer de fome. Os sobreviventes seriam levados para campos de extermínio. Irena entrou na Zegota, organização clandestina de ajuda aos judeus, e arriscou diariamente sua vida para salvá-los. Mais de duas mil crianças sobreviveram ao massacre nazista graças à sua atuação pessoal.

Com o fim da guerra, Irena ficou na Europa comunista. Ela era ativista, mas não comunista; e por isso viveu sob rígida vigilância da polícia polonesa. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o colapso do comunismo na Europa Oriental, sua história se tornou conhecida. E está neste livro.

[A Palas Athena Editora disponibilizou o primeiro capítulo do livro para download gratuito. Basta clicar aqui.]

Encontro memorável homenageia Irena Sendler no 107º fórum

Da esq. para a dir.: Embaixador Andrzej Braiter, Rabino
Michel Schlesinger, Cônsul Jacek Such, Profa. Lia Diskin, 
coordenadora do Comitê, e Cônego José Bizon.
 Irena Sendler, a mulher que arriscou sua vida não uma, mas ao menos 2.500 vezes para salvar crianças da morte em campos de concentração na Polônia, foi o tema central do 107º fórum do Comitê da Cultura de Paz, realizado dia 10 de setembro.

Os palestrantes - cônego José Bizon, da Arquidiocese de São Paulo, e rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista - brilharam em suas reflexões sobre a importância de Irena Sendler para a história dessas crianças e para o respeito à vida. Também estiveram presentes o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter e do cônsul geral da Polônia, Jacek Such.

E a celebração ficou mais completa com o lançamento do livro "Irena Sendler - a mãe das crianças do holocausto", de Anna Mieszkowska. A Palas Athena Editora disponibilizou o primeiro capítulo do livro para download gratuito. Basta clicar aqui.

A íntegra do áudio do 107º fórum também está disponível para download.

Fotos: Rejane Moura

Áudio do 106º fórum para download

"Inquietações-Inovações Sociais - O coletivo em busca de uma nova cara" foi o tema do 106º fórum do Comitê da Cultura de Paz.

O áudio, com a íntegra das reflexões de André Gravatá, Mara Mourão e Djalma Santos, incluindo as perguntas de várias pessoas que estiveram no MASP, está disponível para download.

O áudio pode ser baixado, mas não pode ser fragmentado ou usado para fins comerciais e criação de outras obras. Além disso, pedimos a gentileza de citar como fonte o Comitê da Cultura de Paz.

Agradecemos a todos que compareceram e aos voluntários que direta e indiretamente contribuem para a realização dos fóruns há 14 anos, como Luiz Góes, que fez o registro fotográfico.