08/05: Cuidar da Vida - Vocações que Inspiram e Transformam

O 96º fórum do Comitê da Cultura de Paz contará com a presença de três expressões marcantes da vontade humana de criar o mundo que queremos. São três mulheres inspiradas e inspiradoras que dedicaram suas vidas a comunidades e à vida. Ute Craemer, Clara Charf e Nina Rosa são pioneiras e exemplos, com trajetórias de práticas inclusivas e voltadas para todos.

O programa do 96º fórum, que será realizado dia 8 de maio, terça-feira, às 19h, no grande auditório do MASP já está disponível. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição antecipada.

Para conhecê-las um pouco mais, alguns vídeos para uma ligeira degustação!

A redução dos orçamentos militares exige pressão internacional, diz D. Irineu Rezende

UN Photo/Martine Perret

O Dia Mundial de Ação contra os Gastos Militares, 17 de abril, foi celebrado por vários grupos ao redor do planeta. No Brasil, Dom Irineu Rezende Guimarães - que deu início à cadeira de Educação para a Paz no Rio Grande do Sul 20 anos atrás - preparou um texto elucidativo sobre a importância do desarmamento, apontando o custo social do investimento em armas. Veja a íntegra abaixo.


"O Presidente dos Estados Unidos, prêmio Nobel da paz 2009, chamou a atenção do mundo inteiro ao anunciar, no dia 5 de janeiro de 2012, a retirada dos exércitos americanos do Iraque e a redução do orçamento militar do seu país, com um corte de 450 bilhões de dólares para os próximos dez anos.

Na verdade, a redução dos gastos militares tem sido um grande clamor mundial diante do crescimento deste índice. Este ano, o dia 17 de abril foi escolhido como “Dia Mundial de Ação Contra Gastos Militares”. Assim convido a vocês a rezar pela redução dos orçamentos militares, para que se concretize a profecia de Isaías, “as espadas serão transformadas em arados e as lanças em foices” (Is 2,4).

Segundo os dados do SIPRI, Instituto Internacional de Estocolmo para Pesquisas de Paz, em 2010, os orçamentos militares e despesas com armamentos foram de cerca U$ 1.681.000.000.000,00! Em números absolutos, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com despesas de 1,464 bilhões de dólares anuais, correspondendo a 41,5% do orçamento mundial. Segue a China, com 84,9 bilhões de dólares e 5,8% das despesas mundiais. Em terceiro lugar, a França com 65,7 bilhões de dólares e 4,5% das despesas do mundo. Em quarto lugar, o Reino Unido (65,3 bilhões e 4,5%); em quinto, a Rússia (58,6 bilhões e 4%). O Brasil ocupa a 13ª posição, com despesas anuais de 25,3 bilhões de dólares e 2% dos gastos mundiais.

Acolhimento - o pensar, o fazer, o viver

Está disponível para download a cartilha Acolhimento - o pensar, o fazer, o viver, editada pela Associação Palas Athena em 2002. Esta publicação fez parte do projeto Acolhimento, realizado com profissionais da saúde da Cidade de São Paulo, uma parceria da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde, do SUS, da UNESCO e da Associação Palas Athena.

"Esta publicação tem o objetivo de ampliar a conversa sobre Acolhimento, sobre ética, sobre ouvir para compreender."

"Fazemos parte deste macroprojeto chamado 'vida'"

A Profa. Lia Diskin, coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, participou do TEDxESPM "Comunicação iluminando mentes", no qual levantou reflexões sobre nossa forma de ser e estar no mundo e nosso papel na transformação do mundo que queremos.


Curso "Aprender a educar para a paz", em Londrina/PR

Terá início dia 8 de maio o curso "Aprender a educar para a paz", organizado pela ONG Londrina Pazeando. O facilitador Luis Claudio Galhardi informa que são três os objetivos principais: "formar multiplicadores na área de educação para a paz, organizar núcleos de educadores para a paz e preparar a implantação de círculos de cultura de paz nos diversos espaços educativos, formal e não-formal, como corporações e empresas".

O curso é dirigido a educadores sociais, líderes comunitários, líderes empresariais, professores, gestores de RH, jornalistas e outros interessados. Serão 12 encontros, das 18h às 22h, totalizando 48 horas, com certificação ao final do curso.

Serviço 
Vagas limitadas
Local: “ASSOMAR Pequeno Mundo”
Rua Rene Descartes nº 381 (esquina Av. Maringá próximo ao Clube Engenharia e Arquitetura e Sinduscon, Londrina, Paraná)
Inscrições e informações pelo fone [43] 3324-5483 ou [43] 9996-1283
paz@londrinapazeando.org.br
www.londrinapazeando.org.br

5% dos gastos militares de 66 países financiariam ODM

18/04/2012
Angela Kane: "a paz está subfinanciada".
ONU Brasil
Foto: ONU/Paulo Filgueiras

A Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, afirmou na terça-feira (17/04) que 5% dos 1,22 trilhão de dólares referentes às despesas militares de 66 países membros da ONU em 2010 são suficientes para financiar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos países pobres. “O mundo está super-armado e a paz, subfinanciada”, disse ela.

Em mensagem para o Dia Mundial da Ação contra os Gastos Militares, Kane afirmou que as altas despesas em programas de defesa poderiam ser revertidas para projetos de educação, saneamento, saúde, erradicação da pobreza e mudanças climáticas.

A Representante da ONU para Desarmamento disse também que os países precisam reavaliar suas necessidades de defesa e aumentar a confiança na segurança global.

“Maior gasto militar em um país muitas vezes resulta em aumento da sensação de insegurança em outros países, criando assim um ciclo vicioso de corrida armamentista que mina a segurança regional e internacional.”

Angela Kane pediu ainda que todos os Estados-Membros reportem suas despesas militares para o Escritório do Secretário-Geral através do Relatório da ONU sobre Defesas Militares.

"Dilemas éticos das sociedades contemporâneas": áudio disponível para download

Sob a licença Creative Commons, já está disponível para download a íntegra do 95º fórum do Comitê da Cultura de Paz. O Prof. George Barcat levantou reflexões sobre sociedade, ordem moral moderna, organização política, tipos de bens/valores da sociedade contemporâneas, princípios, regras, entre muitas outras. 

Abaixo, o texto de abertura do fórum, da jornalista Elisabete Santana.


"Boa noite! Sejam muito bem vindos ao 95º fórum do Comitê da Cultura de Paz, coordenado pela Associação Palas Athena em parceria com a UNESCO.

A Declaração e Programa de Ação sobre uma Culura de Paz são as diretrizes fundantes dos trabalhos este Comitê realiza há 13 anos. Nossos fóruns mensais têm por base 8 eixos descritos neste Programa de Ação, que é fruto do trabalho de centenas de especialistas em suas respectivas áreas e compreendem os mais variados aspectos do ser e do afazer humanos. São propostas factíveis e concretas para a construção de uma dinâmica transformadora de convivência inclusiva, solidária e harmoniosa. São eixos perigosamente simples para a violência que desqualifica nossas relações e que trazem novos repertórios para mudar comportamentos, nos humanizar e transformar instituições hoje insuficientes para dar conta de nossos anseios:

10/04, 95º fórum: Dilemas Éticos das Sociedades Contemporâneas

O Prof. George Barcat irá conduzir um tema dos mais delicados de nossos tempos, "Dilemas Éticos das Sociedades Contemporâneas", a partir das 19h do dia 10 de abril, terça-feira, no Grande Auditório do MASP.

A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição antecipadamente. Veja o programa completo no site do Comitê da Cultura de Paz, clicando aqui.

Abaixo, o convite da coordenação do Comitê, assinado pela Profa. Lia Diskin.
Caros parceiros na Cultura de Paz, 
O psicólogo William Sheldon, da Faculdade de Medicina da Universidade de Columbia, escreveu que “observações contínuas na prática clínica levaram à conclusão de que mais profundo e fundamental que a sexualidade, que o desejo de poder social e até que o desejo de posses, é um anseio generalizado e universal na constituição humana: o de conhecer a direção certa, ter orientação”. 
Isto se torna mais evidente quando estamos frente a um dilema; mais ainda quando envolve questões éticas, pois toda escolha desencadeia consequências que a curto, médio ou longo prazo acabam por atingir outras pessoas, instituições ou comunidades. 
O 95º Fórum do Comitê da Cultura de Paz – parceria UNESCO/Palas Athena – será o palco de Dilemas Éticos das sociedades contemporâneas que o Prof. George Barcat analisará junto à plateia. Terça-feira, 10 de abril, às 19 horas no grande auditório do MASP, com entrada franca. 
Avise a seus amigos e colegas, será uma bela oportunidade de refletirmos juntos o cenário onde os desafios da realidade contemporânea demandam ações responsáveis, solidárias e inclusivas. 
Sejam bem vindos antecipadamente! 
Lia Diskin
p/ Comitê da Cultura de Paz
parceria UNESCO-Palas Athena