"Dilemas éticos das sociedades contemporâneas": áudio disponível para download

Sob a licença Creative Commons, já está disponível para download a íntegra do 95º fórum do Comitê da Cultura de Paz. O Prof. George Barcat levantou reflexões sobre sociedade, ordem moral moderna, organização política, tipos de bens/valores da sociedade contemporâneas, princípios, regras, entre muitas outras. 

Abaixo, o texto de abertura do fórum, da jornalista Elisabete Santana.


"Boa noite! Sejam muito bem vindos ao 95º fórum do Comitê da Cultura de Paz, coordenado pela Associação Palas Athena em parceria com a UNESCO.

A Declaração e Programa de Ação sobre uma Culura de Paz são as diretrizes fundantes dos trabalhos este Comitê realiza há 13 anos. Nossos fóruns mensais têm por base 8 eixos descritos neste Programa de Ação, que é fruto do trabalho de centenas de especialistas em suas respectivas áreas e compreendem os mais variados aspectos do ser e do afazer humanos. São propostas factíveis e concretas para a construção de uma dinâmica transformadora de convivência inclusiva, solidária e harmoniosa. São eixos perigosamente simples para a violência que desqualifica nossas relações e que trazem novos repertórios para mudar comportamentos, nos humanizar e transformar instituições hoje insuficientes para dar conta de nossos anseios:

Cultura de Paz através da Educação; Economia Sustentável e Desenvolvimento Social; Compromisso com Todos os Direitos Humanos; Equidade entre Gêneros; Participação Democrática; Compreensão – Tolerância – Solidariedade; Comunicação Participativa e Livre Fluxo de Informações e Conhecimento; e Paz e Segurança Internacional.

O pontapé inicial do trabalho que este Comitê realiza foi dado com o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência, elaborado em 1998, quando, para as celebrações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ganhadores do Prêmio Nobel da Paz conceberam seis princípios como um compromisso de cada um de nós com a construção de novos paradigmas de convivência: Respeitar a vida, Rejeitar a Violência, Ser generoso, Ouvir para compreender, Preservar o planeta e Redescobrir a solidariedade.

Foi para a divulgação do Manifesto 2000 que pessoas, movimentos e instituições laicas e religiosas se reuniram, por iniciativa da Associação Palas Athena, criando uma rede improvável naquele momento. Este Comitê foi responsável por mais de 500 mil assinaturas a este compromisso. No Brasil, foram mais de 14 milhões e, no mundo, o Manifesto alcançou mais de 70 milhões de compromissos.

Assim iniciou a Década Internacional para a Cultura de Paz, 2001-2010, destinada a difundir o programa sobre uma Cultura de Paz, concebido pelas Nações Unidas e coordenado pela UNESCO.

As reflexões e iniciativas produzidas neste período ecoaram na comunidade mundial, e hoje se traduzem em milhares de ações que contribuem para a construção de um mundo justo, compassivo, sustentável e equânime para todos os que nele vivem.

A Década findou em 2010, oficialmente. Mas, a urgência de inventar, despertar e estimular o saber e o afazer humanos neste sentido permanece, e percebemos que se justifica a cada dia. O Comitê inspirou e inspira iniciativas que atendem a necessidade vital de renovação e inovação em nossa forma de sentir, pensar, falar e agir; de avaliar nossas prioridades frente à diversidade de horizontes e consolidar autonomia nos cenários local e global, aliando o poder criativo do humano ao princípio de interdependência que sustenta a rede de Vida.

O detalhamento dos 8 eixos está no site do Comitê da Cultura de Paz, que hoje representa um marco em nosso idioma quanto a documentos internacionais de referência, artigos e textos de apoio, bibliografia, cartilhas temáticas e áudios dos fóruns realizados em todos esses anos.

O Comitê também se inseriu na blogosfera e nas redes sociais: além da página no Facebook, nosso blog – comitedaculturadepaz.blogspot.com – se propõe a ser uma vitrine interativa das ações que vêm se realizando pelo país e pelo mundo orientadas pelos 8 eixos do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz. A construção e alimentação permanente do blog se dão graças ao apoio de uma empresária que frequenta os fóruns e percebeu a necessidade e urgência de dar visibilidade a iniciativas desta natureza, a quem agradecemos a generosidade.

Tendo em vista que este Comitê é um movimento e não seria possível percorrer todo este caminho sem a contribuição e ação de inúmeras pessoas, agradecemos a todos os voluntários que direta e indiretamente tornam possível a realização de nossos encontros e atividades, e ao MASP, nas pessoas de Cristina Lacerda e Débora Lauand, que gentil/ cede este espaço.

E hoje, o 95º fórum traz reflexões que permeiam, atravessam e muitas vezes se chocam com nossos pensamentos e ações diários: a Ética. Todo mundo tem seu preço? Quanto custa a corrupção para a comunidade planetária? Até onde o meu desejo é mais importante do que os interesses da sociedade? Dar esmolas na rua a um pedinte é um problema ou um dilema? Você torturaria ou mataria uma pessoa para salvar 100?

O Prof. George Barcat, escritor e consultor de ética empresarial gentilmente aceitou o desafio de buscar respostas para os Dilemas Éticos das Sociedades Contemporâneas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário