Por amor a Gandhi

O jovem profressor Shang - um dos maiores estudiosos dos escritos de Gandhi na China - lança seu mais recente projeto.

Gandhi Institute Bombay Sarvodaya Mandal & Gandhi Research Foudation

Shang Quanyu se apaixonou por Mahatma Gandhi quando era um jovem estudante de graduação em Xian, cidade central chinesa conhecida por seus guerreiros de terracota. Shang estudou com um velho especialista em Índia" na Northwest University, Peng Shu Zhi, quem primeiro lhe apresentou os escritos de Gandhi. Shang foi fisgado e acabaria fazendo seu doutoramento sobre Gandhi. Hoje, ele talvez seja um dos maiores especialistas na China sobre os livros de Gandhi, e escreveu vários livros sobre sua filosofia.

O legado da Rio+20

Planeta Na Rio+20

Para analisar os resultados da Rio+20 e da grande mobilização que ela provocou, como também o contexto pós evento e soluções para o futuro, o movimento Planeta Sustentável realizou debate que reuniu ontem – na sede da Editora Abril, em São Paulo – personalidades importantes com participação ativa na conferência como Fábio Barbosa, Eduardo Giannetti, Justiniano Neto e Aron Belinky. A conversa foi mediada por André Lahoz, diretor de redação da revista Exame. Na plateia, 120 pessoas, entre especialistas em sustentabilidade, executivos e jornalistas. (Veja a lista de empresas e organizações participantes no final deste post e as imagens do encontro na galeria O legado da Rio+20).

Fábio Barbosa, presidente da Abril S.A. – que, durante a conferência participou dos Diálogos Sustentáveis da ONU, do Fórum do Pacto Global, do Fórum do BASD e do Rio+Social organizado pela UN Foundation da qual é conselheiro e recebeu o prêmio Champions of the Earth, do Pnuma -, foi o primeiro a falar. Para ele, ficou muito claro que os governos não conseguirão agir sozinhos e que devem ser pautados pelos anseios da sociedade, por isso mesmo, a mobilização da sociedade civil foi tão importante. “Já vemos hoje jovens mais conscientes, preocupados por exemplo, com a emissão de CO2 do carro que pretendem comprar”, disse. “Consumidores e empresas devem ser protagonistas e fatores determinantes para que o tema sustentabilidade avance”. Barbosa afirmou, ainda, que esse tema não pode ser visto como um mecanismo restritivo ao crescimento, mas como uma oportunidade de desenvolvimento de novos negócios. “Saímos da Rio+20 com uma visão mais madura, com uma nova visão para nossa sociedade”.

"Pensamos de maneira sistêmica, mas em qual direção?": áudio, apresentação e fotos

Já estão disponíveis para download a íntegra do áudio e a apresentação do Prof. Dr. Antonio Carlos Valença no 98º fórum do Comitê da Cultura de Paz - Pensamos de maneira sistêmica, mas em qual direção?, realizado dia 14 de agosto, no Masp.

Ambos os conteúdos estão sob licença Creative Commons: podem ser baixados e compartilhados, desde que citada a fonte, mas não devem ser fragmentados ou comercializados.

2º Seminário sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância

2º Seminário sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância
Data: 7 e 8 de agosto
Horário: a partir das 8 horas
Local: UNIPACE - Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, na rua Barbosa de Freitas, Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará


Promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências municipais sobre as crianças para incentivar uma melhor educação, cuidados e a multiplicação de práticas exemplares. Esse é o objetivo do 2º Seminário sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância que acontece nos próximos dias 7 e 8 de agosto, às 8 horas. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceira com o Banco Mundial e o Instituto Zero a Seis. O seminário acontecerá na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), ligada à Assembleia Legislativa, que apoia a iniciativa. Estarão presentes a secretária Izolda Cela, a representante do Banco Mundial, Carla Paredes, e a presidente do Instituto Zero a Seis, Vera Melis Paolillo.

Durante o Seminário que pretende reunir 400 participantes, serão apresentados 10 exemplos de boas práticas que estão acontecendo nos municípios cearenses. Juntamente com mais 40 ações, farão parte de um mapeamento nacional para efeito de troca de experiências bem sucedidas na primeira Infância. Há projetos que visam incentivar a leitura e a escrita, e ao mesmo tempo, abordam questões voltadas ao meio ambiente, cultura, família, entre outros aspectos.

Para seu conhecimento

Carta do I Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros em Saúde da População Negra


As iniqüidades em saúde vivenciadas pela população negra brasileira, resultantes das desigualdades históricas do país, impactam diretamente nas condições de vida dessas pessoas que, além de morrerem mais jovens, apresentam maiores taxas de mortalidade por causas evitáveis e maiores frequências de doenças crônicas e infecciosas. Para aprofundar as discussões sobre as pesquisas no campo da saúde da população negra e debater a implementação das políticas de saúde voltadas para negras e negros a Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) – ABPN; reunidos no VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) realizamos o I Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores em Saúde da População Negra nos dias 15 e 16 de julho na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis-SC.

Considerando os compromissos assumidos pelo Estado brasileiro no Plano de Ação da III Conferência Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (Durban, 2001) reafirmados na Conferência de Revisão de Durban (Genebra, 2009) e na Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral das Nações Unidas no 10º Aniversário da Declaração e Programa de Ação de Durban (Genebra, 2010).