12/08: Homenagem ao Dalai Lama

A Associação Palas Athena e a Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, convidam para a homenagem ao Dalai Lama dia 12 de agosto, sexta-feira, das 15h às 17h, como parte dos preparativos da visita que o monge tibetano fará ao Brasil, em setembro.

Serão dadas as boas vindas ao Prêmio Nobel da Paz e promotor do diálogo entre os povos, culturas, religiões e modelos de abordar o conhecimento. Entrada franca.

Av. IV Centenário, 1.268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera
Fone: 11 5572-1004

Relatório Anual 2010 dos Construtores da Paz da UNOY

Está disponível para download o relatório anual de atividades de 2010, que apresenta os membros, projetos e realizações da UNOY.

A Rede Unida dos Jovens Construtores da Paz (UNOY, na sigla em inglês) é uma rede global de jovens e organizações juvenis comprometidas em estabelecer sociedades pacíficas. Os Construtores da Paz é uma organização não-política, não-religiosa e não-governamental que acolhe as iniciativas de paz juventude/organizações e dos jovens construtores da paz, independentemente de sexo, etnia, classe social, religião, ou qualquer outra distinção.

8 a 13/08: Semana do Desarmamento voluntário em M'Boi Mirim

Com o engajamento da Polícia Federal, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Civil e da Polícia Militar, será realizada a Semana do Desarmamento voluntário na região do M’Boi Mirim, zona sul da capital paulista, entre os dias 8 e 13 de agosto.

Os postos provisórios serão duas unidades locais dos Centros de Integração da Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo. Os parceiros da Rede Desarma Brasil da região do M’Boi Mirim também têm se articulado muito e, sem seu engajamento, essa ação não poderia acontecer!

"Esperamos que essa experiência piloto, que facilitará a entrega de armas ao viabilizar seis postos de recolhimento na região e divulgar amplamente essa possibilidade, resulte em um maior número de armas entregues e maior segurança para a região", afirma Alice Andrés Ribeiro, coordenadora do projeto Controle de Armas do Instituto Sou da Paz.

Curso Aplicado de Transformação de Conflitos

De 24 a 28 outubro, em Joanesburgo, África do Sul. 
Data limite para inscrições: 31 de agosto

Ação para a Transformação de Conflitos é uma rede mundial de pessoas e organizações que trabalham pela paz sustentável. Na África, o Centro de Apoio à Ação por meio de suas Habilidades e Estratégias para o Programa de Mudança pretende ser um recurso para a sabedoria e experiência da África, capaz de responder de maneira eficaz aos conflitos sociais profundamente enraizados em todo o continente. A Ação une as pessoas que trabalham pela paz e desenvolvimento, direitos humanos e transformação social nos países lusófonos, anglófonos, francófonos e em toda a África. 

O Curso Aplicado de Transformação de Conflitos foi criado por uma equipe de especialistas em conflitos e desenvolvimento e tem como objetivo aprimorar e apoiar o trabalho dos profissionais e decisores políticos afetados pelo conflito e pela tensão.

As mulheres como sujeito coletivo de construção de paz

Neste artigo, a Dra. Carmen Magallon estuda a contribuição das mulheres para a paz como a identificação de um dos sexos como ator político particular em favor de uma causa que é de interesse universal. As mulheres são mais pacíficas do que os homens? Pode-se dizer que elas não são responsáveis pelas guerras e pelas formas de violência que marcaram o devenir da humanidade? As mulheres podem contribuir, de maneira específica, para a construção da paz?

Estas e outras questões perfilam um vivo debate suscitado em muitos momentos da História, que ainda persiste. O artigo, em espanhol, analisa a forte associação simbólica entre mulher e paz, as iniciativas de mulheres pela paz na História recente, as mulheres organizadas para trabalhar pela paz e mulheres e negociações de paz.

A Dra. Carmen Magallon é doutora em física e filosofia, catedrática da Fundação Seminário de Pesquisa para a Paz de Saragoza, Espanha (SIP), professora associada da Universidade de Saragoza e vice-presidente da Associação Espanhola de Pesquisa para a Paz (AIPAZ). O artigo foi publicado em Cuadernos Bakeaz 61.


A World Free of All Nuclear Weapons


By Sasha Henriques, IAEA - International Atomic Energy Agency

Yukiya Amano, diretor geral da Agência
Internacional de Energia Atômica
"I believe with all my heart and soul that nuclear weapons must be eliminated," IAEA Director General Yukiya Amano said during an address to the 23rd UN Conferences on Disarmament Issues, which is underway in Japan.

He highlighted the key role that the IAEA can play in this effort and reiterated his personal commitment to "work for a world free of all nuclear weapons"; a commitment which was made last year during the Nagasaki Peace Ceremony marking the 65th anniversary of the dropping of the atomic bombs on Japan. He noted that establishment of a nuclear-weapon-free zone in the Middle East remains under consideration. And that he hopes there will be a forum on the matter this year.

Política Científica e Desenvolvimento Sustentável

A Rede de Informação em Política Científica - SPIN - é uma plataforma desenvolvida integralmente pelo Programa de Política Científica e Desenvolvimento Sustentável (SC PSD) do Escritório Regional de Ciência da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

É possível ter acesso a análises por país da descrição do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação (CTI), marcos legais, instrumentos de políticas científicas, biblioteca virtual com mais de 700 documentos para download, indicadores, organismos de cooperação em CTI etc. Para ter acesso a todas estas informações é necessário apenas cadastrar-se.

Jornais do mundo todo? Sim, a um clique!

E se fosse possível encontrar rapidamente os jornais publicados em qualquer país do mundo nos mais variados idiomas, confrontar notícias, conhecer outros olhares e culturas? E se fosse possível acrescentar também aquela publicação do seu bairro?

Isto é o que a ferramenta Newspaper Map, do Google, possibilita a um toque. "Comunicação participativa" e "Livre fluxo de informações e conhecimento", dois dos eixos do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, ao alcance de nossas mãos.

Para fechar com chave de ouro, disponibilizamos também várias ferramentas para revisar as notícias e otimizar seu tempo. Basta clicar aqui.

Hoje, eu tenho um sonho

Este é o título do vídeo produzido pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização) - ISO, quando do lançamento da ISO 26000:2010, de Responsabilidade Social. O seu processo de elaboração obedeceu a padrões diferenciados, com a participação de representantes da indústria, do governo, dos trabalhadores, consumidores, organizações não governamentais, de serviços, de apoio e de pesquisadores, preservando o equilíbrio geográfico e de gênero. A ABNT brasileira e a SIS sueca lideraram o grupo de 450 especialistas de 99 países membros da ISO e 42 organizações colaboradoras.

Em julho de 2010, foi lançada a ISO de Responsabilidade Social, que deverá ser aplicada por organizações de todos os tipos, nos setores público e privado, de forma voluntária. Caberá à sociedade a sua exigência.


En pié de paz: apresentações disponíveis

O encontro internacional En pié de paz - cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural, organizado pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo e o Instituto Pólis, aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril. O objetivo foi abrir um espaço de reflexão e debate sobre as práticas de Cultura de Paz, a efetivação de políticas públicas e o desenvolvimento cultural nesse campo a partir de questões conceituais e de práticas em andamento.

O encontro reuniu debatedores ibero-americanos que atuam no contexto da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, da ONU/UNESCO. Participaram, entre outros, Carmen Magallón (Zaragoza, Espanha), Seminário de Investigación para la Paz; Naiara Imedio de Larrinaga (Colômbia), Área de Construção de Paz na Oficina Técnica de Cooperação da AECID na Colômbia; Jose Antonio Mac Gregor Campuzano (México), Praxis Gestión Especializada A.C. e Gestalia Educación y Cultura SRL; Lia Diskin (São Paulo, SP), Palas Athena; Rose Marie Inojosa (São Paulo, SP), UMAPAZ. Todas as apresentações dos palestrantes estão disponíveis para download.

Desarmamento no 31° Festival de Música de Londrina

O Comitê Londrinense para o Desarmamento, o COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) e Londrina Pazeando fecharam parceria com a organização do 31° Festival de Música de Londrina e realizaram ações em prol da Cultura de Paz e Não-Violência naquela comunidade, dia 16 de julho.

Em dois momentos durante o festival, membros do comitê divulgaram a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munição. Veja o vídeo.

Mestrado e doutorado em Estudos para a Paz, Interculturalidade e Democracia

Terão início em 27 de agosto as aulas de mestrado e doutorado em Estudos para a Paz, Interculturaliade e Democracia na Universidade Autônoma Indígena do México. Já estão esgotados os prazos para recepção de documentos, e os resultados das entrevistas serão publicados dia 5 de agosto.

Outras informações veja aqui.

Entrevista com Riane Eisler, autora de O Cálice e a Espada

O cálice e a espada, editado pela Palas Athena Editora, tornou-se referência no mundo e superou a marca dos 500 mil exemplares vendidos. Resulta de pesquisa que levanta evidências arqueológicas e históricas que provam ter havido, em passado distante, sociedades pacíficas e igualitárias organizadas em torno da cooperação e respeito. A autora expõe os paradigmas da realidade contemporânea, mostrando a chocante transformação trazida por culturas de pastores nômades e guerreiros, que impuseram forma de viver baseado no poder da força. Eisler aponta o caminho de futuro viável, para convívio de forma mais saudável e respeitosa, alinhando escolhas com valores de parceria, cuidado amoroso, inclusão e sustentabilidade.

Em 16 de agosto de 2010, o programa Milênio, da Globonews, apresentou uma entrevista do jornalista Jorge Pontual com o título Historiadora Riane Eisler propõe modelo econômico baseado na solidariedade. Excelente material de consulta!


Religion, revolution and two languages

June 27th, 2011
By William F. Vendley
New York

Global Experts


The elderly Venerable Tep Vong, the Supreme Patriarch of the Buddhist community in Cambodia, traveled to Jaffna in Sri Lanka in the midst of the recent civil war. In a broken city under siege, he joined others — Buddhists, Hindus, Muslims and Christians—to try to bring a peaceful end to the violent separatist conflict. The force of his quiet Buddhist resolve was unmistakable. Yet, he never quoted a single Buddhist scripture. He spoke, instead, in the plainest of ordinary words.

Who would have thought that speaking plainly in ordinary language is revolutionary? But for many religious communities, it is. The revolution is the growth of multi-religious action based upon ancient religious meanings but using new ways to communicate across religious lines. The evidence, if you look, is everywhere: war zones, places of extreme poverty, school and regular neighborhoods. Religiously fanatical forces capture headlines, but the big story is that religious communities are actively cooperating on a scale until recently unimaginable. Shoulder-to-shoulder on the front lines of today’s challenges, multi-religious cooperation is mainstream and it’s growing.

What’s up? 

Conclusões da reunião de cátedras UNESCO na Espanha

Tomada de decisões conjuntas, criação e fortalecimento dos vínculos e a possibilidade de futuros acordos são alguns dos principais objetivos do encontro que reuniu as cátedras de Cultura de Paz, Direitos Humanos, Democracia, Gênero, Migração e Interculturalidade realizado dias 27 e 28 de maio, no auditório da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Esta reunião representa a continuidade da colaboração entre os presidentes de cátedras UNESCO realizada em Bérgamo, Itália, no sentido de elaborar uma série de propostas para criar sinergias entre eles.

Ano europeu do voluntariado

Esta é a matéria de capa da primeira edição da revista En son de paz, a mais nova iniciativa do Seminário Galego de Educação para a Paz, lançada em junho.

Diferentes personalidades, entre as quais se destacam Federico Mayor Zaragoza, Manuela Mesa, Roser Batlle, Xabier Agrafoxo e Xosé María Torres Bouza, refletem sobre a atividade voluntária, a solidariedade e a aprendizagem de serviço solidário.

A revista, em galego, está disponível para download.

Uma análise do livro A Paz como Cultura

A paz como cultura - Fontes e recursos de uma pedagogia para a paz é o mais recente livro do Prof. Manuel Dios Diz, presidente do Seminário Galego de Educação para a Paz e vice-presidente do Conselho de Direção da Fundação Cultura de Paz, além de coordenador da Cátedra UNESCO de Cultura de Paz e Direitos Humanos da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha.

O lançamento foi realizado na USC, com apresentação do catedrático José Manuel Sabucedo, que reproduzimos a seguir. Seu texto pode servir como fonte para conhecer os meandros em que a publicação foi concebida, bem como os principais conceitos de Cultura de Paz contidos no livro, ainda não publicado em português.

Dia da Interdependência foi celebrado em 3 de julho

A Association for Global New Thoughts (AGNT) é uma organização não governamental fundada em 1996 e baseada nos Estados Unidos, que idealizou e vem realizando o Interdependence Day, ou Dia da Interdependência, sempre no dia 3 de julho, em alusão ao dia da independência norte-americana, celebrado no dia seguinte.

"Esta é uma grande oportunidade para tomarmos consciência das liberdades e direitos que conquistamos, e promover uma américa mais compassiva através das ações que realizamos no serviço humanitário", diz o Dr. Michael Bernard Beckwith, presidente da AGNT. "Temos em nossa consciência o compromisso de garantir os mesmos direitos e liberdades a todos os povos, conforme estipulado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembléia Geral da ONU em 1948."

Conheça o programa completo do Dia da Interdependência 2011, em inglês, clicando aqui.

Why we need the moon for solar power on earth

By David R. Criswell

Lunar-based solar-power production should have been developed decades ago, argues one space expert.

Our Sun is the primary power source driving life on Earth. It has enabled us to use massive flows of oil, coal, and natural gas burned with oxygen to provide approximately 85% of the 15 trillion watts of commercial thermal power that energizes the $60-trillion-a-year world economy.

Solar power from the moon

By Patrick Tucker

A Japanese company is pitching an alternative energy plan that’s out of this world—and potentially the largest public infrastructure project in human history.


Crédito: Shimizu
The year is 2050 and it’s morning on the Moon. The Sun is rising over a landscape that is bleak and featureless with one exception: a wide belt of photovoltaic panels that cuts across the ash-gray lunar surface like a straight river. Not a single astronaut is in sight, but a troop of robots is busily making repairs to the installation where tune-ups are needed. Beneath the panels, superconducting cables are ferrying the Sun’s power to transmission centers. The power will be beamed to a receiving station near the Earth’s equator, and from there, it will be distributed to energy-hungry cities and towns across the globe where it will keep the lights on in offices, hospitals, and schools.

A violência é fruto da aprendizagem...

... logo, a paz também. Veja o vídeo da Child Friendly Iniciative Children see, children do.


"Abraços Grátis": iniciativa mundial acontece em Londrina pela segunda vez

"Abaços Grátis", intervenção social que vem acontecendo em vários lugares do Planeta através da campanha Free Hugs, aconteceu pela segunda vez em Londrina, dia 18 de junho de 2011. Integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência (COMPAZ , movimento "Nós Podemos Londrina", ONG Londrina Pazeando e outros) realizaram uma intervenção no calçadão de Londrina, em frente ao chafariz. Cada participante levou um cartaz escrito sua própria letra, com os dizeres "Abraços Grátis".

Segundo a ONG Londrina Pazeando, a proposta foi mostrar o cartaz ao londrinense que passava pelo calçadão naquele horário, e com sua concordância, abraçá-lo. Com o gesto, o movimento pretendeu resgatar valores humanos como o cumprimentar as pessoas na rua, dar a mão, abraçar, sorrir, balançar a cabeça em cumprimento. Atitudes simples, mas muito humanas e que nos dias atuais estão sendo pouco cultivadas pelas pessoas, e que muitas vezes andam pelas calçadas com desconfiança e medo do outro transeunte. 

Veja alguns depoimentos das pessoas que passaram pela experiência, com sonorização da música Educando o Coração, de Maristela Potizando e do cantor Santana, o Cantador, do Movimento pela Paz de Maceió, Alagoas. 


Veja também o filme da campanha mundial Free Hugs.

Paz y diversidad funcional

Entrevista com Soledad Arnau Ripollés, especialista em Filosofia para a Paz, Filosofia Feminista e Filosofia de Vida Independente. Pesquisadora do Departamento de Filosofia e Filosofia Moral e Política pela UNED - Universidade Livre a Distância, da Espanha, realizada em 27/04/2011.


¿Cómo definiría hoy el trabajo que se realiza en favor de una Cultura de Paz?

Sin lugar a dudas, todo aquello que contribuye a la constitución y/o consolidación de una auténtica y verdadera Cultura de Paz, merece nuestro mayor reconocimiento y, en principio, creo que debemos entender que es bueno. Como diría Kant, “es condición necesaria pero no suficiente”. En nuestro imaginario socio-político y cultural disponemos de importantes referentes en el ámbito de la búsqueda por alcanzar la paz, tanto a nivel macro como a nivel micro. Aun así, y desde mi trabajo habitual como Investigadora de la Filosofía para la Paz, entiendo que existen grandes desigualdades socio-políticas y económicas, así como culturales y educativas, entre las distintas diversidades humanas. Por ello mismo, está claro que los distintos caminos que hemos labrado, y que seguimos trabajándolos, pueden ser “buenos” (¿necesarios?), pero lo que sí son “insuficientes”.

O estilo de vida e a alimentação como geradores de saúde ou de doença

O Prof. Dr. Marcelo Pelizzoli, orientador do mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE], é o organizador do livro Caminhos da Saúde - integração corpo e mente, lançado pela Editora Vozes.

Membro do Grupo de Cultura de Paz e Direitos Humanos do Departamento de Filosofia da UFPE, Dr. Pelizzoli reúne neste livro nomes significativos na ciência e sociedade, pesquisadores-escritores que fizeram recortes duma dimensão fundamental do processo Saúde-Doença: a conexão e dependência entre estados mentais, condições psíquicas, disposições das emoções com os condicionantes biológicos do corpo humano, bem como das matrizes socioambientais em que vivemos.

O último capítulo do livro, O estilo de vida e a alimentação como geradores de saúde ou de doença - alerta e recomendações, está disponível para leitura e download.

Brasil sobe nove posições e ultrapassa EUA em ranking global da paz

Camilla Costa
Da BBC Brasil em São Paulo


O Brasil é o 74º país mais pacífico do mundo, de acordo com o Índice Global de Paz (GPI, sigla em inglês) de 2011. O país subiu nove posições em relação a 2010 e superou os Estados Unidos.

O estudo foi divulgado pelo Instituto pela Economia e pela Paz, um centro de pesquisas internacional sobre as relações entre desenvolvimento econômico e paz no mundo.

O índice, que está em sua quinta edição, classifica os países de acordo com sua pontuação em uma escala de um a cinco. O número 1 representa mais proximidade do estado de paz e o número 5, mais distanciamento.

Para avaliar a ausência de violência nos países, uma equipe de acadêmicos, empresários, filantropos e membros de organizações pela paz analisa indicadores como relações com os países vizinhos, instabilidade política, número de homicídios para cada 100 mil pessoas, número de população encarcerada, gastos com a militarização e facilidade de acesso a armas.

Educação para a Paz - curso de extensão 2011

Começou em julho a terceira edição do curso de extensão em Educação para a Paz do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz da UEPG/PR.

RESUMO:
A terceira edição do curso FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ, é um dos desdobramentos do Projeto de Extensão NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PARA A PAZ A CONVIVÊNCIAS (NEP), desenvolvido na UEPG, desde 2008. Um dos objetivos do NEP/UEPG é divulgar e ampliar as reflexões e ações desenvolvidas nas escolas dentro das temáticas de prevenção de violências, educação em valores humanos, mediação de conflitos e educação para a paz. Visite nossa página na internet em www.uepg.br/nep

Justiça Restaurativa e Administração

"O que a Justiça Restaurativa pode aprender a partir da teoria administrativa" é o título de um elucidativo artigo de Margaret Stout e João Salm, publicado pela Contemporary Justice Review, em maio de 2011.

Clique aqui para ler a íntegra, em inglês.

Campanha contra a venda de armas de brinquedo em Londrina

A experiência do Movimento pela Paz e Não-Violência em Londrina está em seu 11° ano de trabalho. Inspirada na proposta da ONU/UNESCO de que a década 2000-2010 fosse a década para superação da violência para as crianças do mundo e para Construção de uma Cultura de Paz, o município cria uma Lei Municipal 8.437 que institui a celebração das "Semanas da Paz".

Foram dez anos de trabalho e ações que colaboraram para um modelo municipal de atuação neste tema. A organização não-governamental Londrina Pazeando teve um papel pró-ativo neste processo, criando e inovando em diversas ações que fizeram os Londrinsenes e as pessoas das cidades vizinhas, refletirem sobre a importância de se trabalhar por uma Cultura de Paz.

Conheça todo o histórico do movimento Londrina Pazeando. Clique aqui.