Chegamos ao 93º fórum, encerrando a programação 2011

Belíssimo ano de trabalho! Iniciamos com Vivi Tuppy trazendo suas valiosas experiências com o Programa de Educação Formativa Educadores da Paz, que vem sendo realizado na região da Alta Noroeste Paulista há quase 10 anos. Em seguida, em adesão à 8ª Semana Martin Luther King, contamos com a visita de Dennis Watlington, que nos contou como a história e o exemplo de MLK o ajudaram a romper o ciclo vicioso das drogas e alçá-lo ao rol dos grandes atores e escritores dos EUA.

Em maio, recebemos a generosa contribuição de Joanne Blaney, Andrea Arruda e Petronella Boonen sobre as bens sucedidas experiências com a Escola de Perdão e Reconciliação na arte de conviver. No mês seguinte, o Dr. Paulo de Tarso Lima nos trouxe casos concretos de aplicação da Medicina Integrativa, uma verdadeira mudança de paradigma na medicina praticada atualmente.

No início do segundo semestre, a Dra. Daphne Rattner conduziu o 90º fórum, com o tema Nascimentos humanizados – promovendo a paz e a não-violência, e foi muito clara, a partir de sua longa trajetória na área: “precisamos incorporar a mudança radical no modelo de atenção que o parto humanizado representa, eliminando níveis de violência estrutural institucional e simbólica”.

No fórum seguinte, em setembro, aprendemos mais sobre o que nos faz humanos, compreendendo as bases biológicas e culturais da convivência, com o Dr. José Romão Trigo de Aguiar e o Prof. Hamilton Faria. E mês passado, em adesão à 30ª Semana Gandhi, organizada pela Associação Palas Athena desde 1981, recebemos mais de 30 artistas que tornaram este palco o exemplo vivo da frase de Gandhi que deu nome ao 92º fórum: A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. E fechamos o ano com chave de paz: Fábio Brotto nos fez ocupar todos os espaços do auditório do MASP com Cooperar e inovar - uma pedagogia cidadã.

Esperamos que todas estas experiências sejam úteis a todos aqueles que estiveram nos fóruns e aos que ouviram os ecos de tão necessárias e brilhantes iniciativas que avançam na construção de uma Cultura de Paz. Quem não pôde estar ou quer relembrar, estudar e aplicar estas experiências em seus locais pode fazer o download de todos os fóruns no site do Comitê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário