Áudio do 105º fórum para download

Profa. Dra. Luciane Lucas dos Santos
Fotos: Flávia Faria.

A dignidade humana foi o elemento central deste 105º fórum, Os impactos do modelo de desenvolvimento na dignidade humana – interculturalidade e construção de novas sociabilidades como antídoto à violência estrutural. Aqui, o link para baixar a íntegra do áudio.

A Profa. Dra. Luciane Lucas dos Santos discutiu a violência intrínseca ao modelo de desenvolvimento neoextrativista que a globalização hegemônica tem disseminado nos países latino-americanos. Neste sentido - e tendo por base de reflexão os conceitos de fascismo social, sociologia das ausências e linha abissal de Boaventura de Sousa Santos -, refletiu não só sobre as hierarquias hoje estabelecidas entre diferentes saberes, temporalidades, escalas e perspectivas de produção, como também sobre o impacto destas hierarquias na dignidade humana. 

A Profa. Dra. Luciane Lucas dos Santos é pesquisadora pós-doc no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal), sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Atualmente, sua pesquisa está relacionada aos seguintes temas: teoria crítica do consumo, economia solidária, redes solidárias de trocas e economias originárias campesinas.

Apresentação do 104º fórum para download

Adriana Fóz.


















O Grande Auditório do MASP lotou para ver e ouvir a educadora e pesquisadora Adriana Fóz, no 104º fórum do Comitê da Cultura de Paz: Neurociência e Educação - Novos Desafios e Conhecimentos, realizado dia 7 de maio.

Aqui, o link para baixar a apresentação de Adriana Fóz, em PDF. O áudio não está disponível para download.

Fotos: Luiz Góes



Ajustes no site do Comitê

Algumas páginas do site do Comitê da Cultura de Paz estão corrompidas, 
mais propriamente as que se referem aos fóruns realizados em 2013. 

Pedimos escusas pelo inconveniente e avisamos que os necessários ajustes estão sendo realizados. O restante está funcionando normalmente, mas se encontrar algo incomum, por gentileza, avise-nos!

11/06, 19h: Os impactos do modelo de desenvolvimento na dignidade humana

105º Fórum do Comitê da Cultura de Paz - parceria UNESCO - Palas Athena


A Profa. Dra. Luciane Lucas
dos Santos é pesquisadora 
pós-doc no Centro de Estudos
Sociais da Universidade de
Coimbra, Portugal.
Os impactos do modelo de desenvolvimento na dignidade humana 
- interculturalidade e construção de novas sociabilidades como antídoto à violência estrutural

Profª Dra. Luciane Lucas dos Santos

A violência pode manifestar-se de muitas e diferentes formas - nem todas explícitas ou evidentes à primeira vista. O modelo de desenvolvimento que um país adota, por exemplo, pode constituir-se, paradoxalmente, num vetor de violência - tanto por conta das representações hegemônicas que aciona e dissemina no tecido social, quanto pela naturalização de hierarquias que estabelece. As ideias de progresso e desenvolvimento não raro transformam-se em desrespeito à diversidade e às diferentes temporalidades que marcam as formas múltiplas de organização da vida. O pensamento moderno ocidental - que, segundo Boaventura de Sousa Santos, opera por linhas abissais - fundamenta e legitima esta violência estrutural, encarregando-se de não só definir as experiências e saberes válidos como também classificar todo o resto como irrelevante.