Janusz Korczak - O Educomunicador

A Profa. Dra. Liana Gottlieb, da Associação Janusz Korczak do Brasil, produziu um texto sobre Janusz Korczak para a revista da pós-graduação do IMES e, graciosamente, o cedeu para publicação. Será uma excelente base para conhecer melhor este gigante de abnegação e compromisso pedagógico.

"Janusz Korczak era um dos pseudônimos de Henryk Goldszmit. Ele o usou, pela primeira vez, em 1898, quando era estudante e participou da competição literária I. Paderewski. A peça em quatro atos com que concorreu chamava-se Któredy? (De que modo?) (Lewowicki, 1998). Korczak recebeu uma menção honrosa com esta peça." 
Para continuar lendo o artigo, clique aqui.

Fóruns temáticos: temporada 2013 começa dia 12/03

A temporada 2013 dos fóruns temáticos do Comitê da Cultura de Paz terá início nesta terça-feira, 12 de março, às 19h, no Grande Auditório do MASP, com o tema "JANUSZ KORCZAK - Uma vida que se renova nos direitos de cada criança" e os palestrantes Silvio Hotimsky e Celso Zilbovicius.

Veja o programa completo aqui.

Abaixo, o convite da coordenadora do Comitê, Profa. Lia Diskin.

Mui estimados parceiros na Cultura de Paz,
Abrimos a Temporada 2013 dos nossos Fóruns Temáticos com um gigante de abnegação e compromisso pedagógico – Janusz Korczak. A ele devemos grande parte das descobertas sobre o mundo infantil, suas necessidades, seu desenvolvimento afetivo e cognitivo, seu maravilhamento frente à vida.
Contudo, o Dr. Korczak não apenas legou conhecimentos sobre uma etapa da existência humana. Ele nos ofereceu sua própria vida como fonte de estudo acerca do potencial luminoso da alma, da capacidade de sobrepor interesses pessoais para cuidar dos outros e sustentar os princípios da dignidade em condições de brutalidade declarada.
Terça-feira, 12 de março, 19 horas, Grande Auditório do MASP, com entrada franca. Convide suas redes, disponibilize o programa deste Fórum, polinize as possibilidades de reflexão que nos oferece este encontro.
Em renovado empenho, abraços cordiais,
Lia Diskin
Coordenadora do Comitê